A graduação em Engenharia Elétrica da UNINGÁ, tem foco nas principais especializações existentes – Sistemas de Energia Elétrica, Controle de Processos, Eletrônica de Potência e Telecomunicações. O profissional formado pela Uningá, deve ser capaz de lidar com todo o percurso que envolve a energia elétrica, desde a geração, passando pelo processamento e chegando à transmissão da mesma, seja por fonte hidráulica, solar, nuclear ou eólica e ou outra qualquer fonte de energia renovável ou não. Além disso, deverá ser capaz também de considerar fatores como custos, localização e segurança.
O engenheiro elétrico está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, operação e na manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas, participando do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares e fazendo estudos sobre eficiência energética, considerando as fontes de energia renováveis.
O curso de Engenharia Elétrica da Uningá possui um laboratório para a produção de energia renovável único entre as instituições de ensino superior privadas do Sul do Brasil: O Laboratório de Análise e Inovação da Produção de Energia Renovável permite aos acadêmicos transformar energia, obter dados e realizar simulações a partir de fonte solar On Grid e Off Grid, eólica, células de combustível a hidrogênio. O curso também conta com outros dois laboratórios de Sistema Elétrico de Potência, e de Geração, Conversão e Transmissão de energia elétrica, que opera com sistema SmartGrid - Sistema de energia elétrica que se utiliza da tecnologia da informação para alcançar mais eficiência econômica e energeticamente.
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Energias renováveis e sustentabilidade
- Eletrônica e computação
- Controle e automação
- Sistemas de energia elétrica
- Eletrônica de potência
- Comunicações e redes
- Engenharia biomédica
Coordenador Prof. Me. Marco Antônio Itaborahy Filho
Curso reconhecido pelo MEC | Portaria Nº 109 de 04/02/2021