O curso de Engenharia Elétrica da UNINGÁ possui um enfoque nas principais especializações do campo de Sistemas de Energia Elétrica, Controle de Processos, Eletrônica de Potência e Telecomunicações
O engenheiro elétrico formado está preparado para construir e aplicar sistemas de automação e controle industrial, desenvolver componentes eletroeletrônicos, operar e manter equipamentos em ambientes médicos, e participar de projetos e construção de usinas de energia hidrelétrica, termelétrica e nuclear. Eles também são capacitados para conduzir estudos de eficiência energética, com foco em fontes de energia renováveis.
O curso de Engenharia Elétrica da UNINGÁ se destaca por possuir um laboratório único entre as instituições de ensino superior privadas no Sul do Brasil: o Laboratório de Análise e Inovação da Produção de Energia Renovável. Ele permite que os alunos transformem energia, coletem dados e realizem simulações a partir de fontes como energia solar On Grid e Off Grid, eólica e células de combustível a hidrogênio. Além disso, o curso oferece outros dois laboratórios focados em Sistemas Elétricos de Potência e Geração, Conversão e Transmissão de energia elétrica, incluindo operação com SmartGrid - um sistema de energia elétrica que utiliza tecnologia da informação para maximizar a eficiência econômica e energética.
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Energias renováveis e sustentabilidade
- Eletrônica e computação
- Controle e automação
- Sistemas de energia elétrica
- Eletrônica de potência
- Comunicações e redes
- Engenharia biomédica
Coordenador Prof. Me. Marco Antônio Itaborahy Filho
Curso reconhecido pelo MEC | Portaria Nº 109 de 04/02/2021