A Fisioterapia enquanto um campo de atuação profissional visa intervir sobre o movimento ou através do movimento em todos os níveis de atenção, trata-se da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata de disfunções e problemas nos órgãos e sistemas do corpo humano. Todo profissional da área da fisioterapia está pronto para avaliar e reavaliar disfunções, além de diagnosticar, dar um prognóstico e elaborar objetivos e condutas visando definir qual o melhor tratamento fisioterapêutico para cada paciente.
Dentro destas considerações o mercado de trabalho para a Fisioterapia está cada vez mais em evidência, demonstrando um crescimento contínuo nas áreas de Saúde Pública, Iniciação Científica, Tecnologias inovadoras, Reabilitação virtual, entre outras. O profissional poderá ser absorvido no trabalho em Hospitais, Secretarias de Saúde e Educação, Centros de Reabilitação, Clínicas, Ambulatórios, Empresas, no Ensino e na Pesquisa, em Serviço Autônomo, entre outros, atuando nos três níveis de atenção à saúde.
Os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
O fisioterapeuta deve ter uma formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual; deverá ser detentor de visão ampla e global respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. O profissional da Fisioterapia é capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, ou nas suas repercussões psíquicas e orgânicas objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
Coordenador. Prof. Luis Fernando Aguera
http://lattes.cnpq.br/5695476880975696
Curso reconhecido pelo MEC | Portaria 134 de 01/03/2018