Público alvo: Professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais profissionais da área da Educação que desejam aprimorar sua formação teórica e prática voltada ao ensino e ao desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, considerando os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais do processo educativo.
Mundo do trabalho: O especialista em Docência na Educação Infantil está preparado para atuar em escolas públicas e privadas, centros de educação infantil, projetos sociais e instituições voltadas à formação de professores. O curso proporciona uma base sólida para o planejamento e a execução de práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos princípios da educação inclusiva. Além da atuação docente, o profissional poderá contribuir em processos de formação continuada, coordenação pedagógica e desenvolvimento de materiais e projetos voltados à infância.
Objetivos gerais: Capacitar o profissional para compreender as especificidades da infância e desenvolver práticas pedagógicas que promovam o aprendizado significativo, o desenvolvimento biopsicossocial e a inclusão na Educação Infantil, com base nas diretrizes curriculares nacionais e em metodologias lúdicas e integradoras.
Objetivos específicos:
- Compreender os processos de desenvolvimento biopsicossocial da criança e suas implicações na aprendizagem.
- Estudar as principais teorias da aprendizagem aplicadas à infância.
- Valorizar a ludicidade como instrumento de ensino e desenvolvimento integral.
- Analisar a BNCC e sua influência na construção do currículo da Educação Infantil.
- Entender a importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
- Promover práticas voltadas à educação inclusiva, respeitando as diferenças e os ritmos individuais.
- Desenvolver estratégias para o trabalho com as linguagens oral e escrita na primeira infância.
- Explorar as linguagens corporal, artística e matemática como meios de expressão e aprendizagem.
- Estimular o uso da linguagem do corpo e o reconhecimento dos ritmos e habilidades motoras na infância.
- Relacionar o ambiente físico e social às oportunidades de desenvolvimento infantil.
- Aplicar práticas pedagógicas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade na Educação Infantil.
