Público alvo: O curso é destinado a professores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da área da educação e da saúde que atuam ou desejam atuar na avaliação, prevenção e intervenção nas dificuldades e transtornos de aprendizagem, com foco na educação inclusiva e no desenvolvimento integral do aluno. É indicado também para coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e gestores escolares que buscam compreender os processos cognitivos, emocionais e sociais que interferem na aprendizagem, promovendo uma prática pedagógica mais humanizada e inclusiva.
Mundo do trabalho: O egresso poderá atuar em instituições de ensino públicas e privadas, centros de atendimento psicopedagógico, escolas inclusivas, organizações sociais e clínicas interdisciplinares, realizando avaliações, intervenções e orientações psicopedagógicas. Também poderá exercer funções de assessoria e consultoria educacional, coordenação pedagógica e formação docente voltadas à inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O profissional estará preparado para contribuir na formulação e execução de políticas educacionais inclusivas, integrando saberes pedagógicos e clínicos com foco na melhoria da qualidade da aprendizagem.
Objetivos gerais: Capacitar profissionais para compreender, identificar e intervir nos processos de aprendizagem e nas dificuldades educacionais, com ênfase na educação inclusiva, promovendo práticas pedagógicas que valorizem a diversidade, a equidade e o direito à educação para todos.
Objetivos específicos:
- Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Psicopedagogia e da Educação Especial;
- Analisar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem;
- Identificar transtornos e dificuldades de aprendizagem, propondo estratégias de intervenção adequadas;
- Aplicar práticas e tecnologias educacionais inclusivas que favoreçam o desenvolvimento de todos os alunos;
- Desenvolver projetos e pesquisas psicopedagógicas voltados à melhoria do processo educacional;
- Promover a articulação entre escola, família e comunidade no enfrentamento das barreiras à aprendizagem;
- Atuar de forma ética e interdisciplinar na avaliação, orientação e acompanhamento psicopedagógico de crianças, jovens e adultos em contextos escolares e institucionais.
