A Publicidade e Propaganda tem o objetivo de fazer algo tornar-se desejável; a partir de pesquisa de mercado, o profissional conhece o perfil do público e cria produtos e serviços, além de promover a venda e garantir a boa imagem da marca. O planejamento estratégico é essencial para traçar a abordagem e os meios mais adequados de divulgação; criam-se textos, layouts, formas e ações que visam aumentar as vendas e os lucros do produto ou serviço.
Desde o surgimento da Internet, os produtos e serviços promovidos pela publicidade deixaram de fazer sucesso apenas quando eram veiculadas nos grandes meios de comunicação, o que abre um grande campo de atuação em agências especializadas, como também as digitais. A democratização e as ferramentas multimídia permitem o acesso à publicidade e propaganda, com menor custo de investimento, por pequenas e médias empresas. A atuação engloba um leque de atividades como atendimento, pesquisa, criação, mídia, produção e vendas. O profissional pode atuar em agências de Publicidade e Propaganda e em instituições públicas e privadas; este é um mercado em constante expansão.
O aluno de Publicidade e Propaganda deve ter um perfil dinâmico, ser comunicativo, criativo e curioso; é importante estar antenado nas tecnologias da comunicação, mas é essencial conhecer os traços culturais e as formas que as relações sociais se estabelecem. Compreender as diferenças, a diversidade e as linguagens fará com que o aluno possa vislumbrar diferentes estratégias e perspectivas.
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Comunicação;
- Jornalismo Especializado;
- Comunicação Visual;
- Educação;
- Métodos e Técnicas de Ensino;
- Tecnologia Educacional;
Coordenadora Prof. Dra. Alexandra Fante
http://lattes.cnpq.br/7694763665171271
Curso reconhecido pelo MEC | Portaria nº 902 de 03/10/2022