A graduação em Sistemas Elétricos visa formar profissionais com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.
O graduado em Sistemas Elétricos pode atuar autonomamente, ou em concessionárias de distribuição de energia, cooperativas de eletrificação, dentre outras. Este profissional atua no planejamento, projeto, implementação, construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural. Gestão de processos, qualidade e confiabilidade de sistemas elétricos. Legislação, normas e padrões do setor, sistemas de tarifação, gerenciamento e comercialização de energia, utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança, aliados à consciência ambiental, são competências deste profissional.
O acadêmico deste curso será treinado e capacitado pela Uningá para planejar sistemas elétricos, avaliando seus resultados de forma a aumentar a eficiência em todos os seus aspectos: humano, material e financeiro; aspirantes ao setor devem possuir uma base de conhecimentos científicos com habilidade para pensamento crítico, que servirá como função para um aprendizado contínuo.
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Energias renováveis e sustentabilidade
- Sistemas de Controle
- Eletrônica
- Telecomunicações
Coordenador. Prof. Me. Marco Antônio Itaborahy Filho
Curso autorizado pelo MEC | Resolução CONSUNI nº 18 de 17/12/2021