O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, criado junto com o Sistema Nacional de Avaliação Superior, pela Lei 10.681, de 14 de abril de 2004. O ENADE avalia a qualidade da graduação de cada instituição de ensino superior, por meio do desempenho dos estudantes.
O resultado obtido tem relação com a reputação do seu curso, da sua instituição e com o valor do seu diploma no mercado de trabalho. Pense que um desempenho de excelência no ENADE comprova a qualidade do seu curso e valoriza sua formação.

O que é ENADE?

O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, criado junto com o Sistema Nacional de Avaliação Superior, pela Lei 10.681, de 14 de abril de 2004.

O ENADE é obrigatório?

Sim, você precisa participar. De acordo com art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE é obrigatório para a conclusão do seu curso de graduação, sua colação de grau e para receber seu diploma.

Qual é a importância do ENADE para minha carreira?

O ENADE avalia a qualidade da graduação de cada instituição de ensino superior, por meio do desempenho dos estudantes. O resultado obtido tem relação com a reputação do seu curso, da sua instituição e com o valor do seu diploma no mercado de trabalho. Pense que um desempenho de excelência no ENADE comprova a qualidade do seu curso e valoriza sua formação.

Todos os cursos fazem o ENADE?

Não! Todos os anos, o MEC (Ministério da Educação) e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) definem as áreas e cursos que farão o ENADE. Na prática, seu curso será convocado de 3 em 3 anos para a prova.

Todos os estudantes devem fazer o Enade?

Todos os ingressantes e concluintes dos cursos selecionados pelo MEC e INEP devem ser inscritos para o ENADE. Mas somente os concluintes precisam responder o questionário do estudante e realizar a prova.

O que acontece se não realizar a prova do ENADE?

Esta resposta é importante! O estudante concluinte e habilitado ao Enade, que não realizar a prova, não poderá participar da colação de grau do seu curso e não receberá seu diploma, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório. Nesse caso, ele precisará regularizar sua situação junto ao MEC.

O que acontece se a nota do ENADE for ruim?

Ótima pergunta! O ENADE não reprova se o desempenho for ruim. No entanto, é importante destacar que uma nota alta melhora a credibilidade do diploma e da instituição de ensino. Isso significa maior relevância no mercado de trabalho.

Como eu participo ou me inscrevo no ENADE?

Calma! Quando chegar sua vez, sua inscrição será feita pelo coordenador ou coordenadora do seu curso. Você vai confirmar seu cadastro, responder o questionário do estudante e seguir as instruções da sua Instituição de Ensino Superior.

Como é a prova do ENADE?

A prova possui 40 questões, que precisam ser respondidas em até 4 horas. Existe uma parte de formação geral com 10 questões, 9 objetivas e 1 discursiva. A segunda parte refere-se aos conteúdos específicos do curso. Nesse caso, são 30 perguntas, ou seja, 29 objetivas e 1 discursiva.

 


Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.