A prótese total é um dispositivo que tem por objetivo substituir os dentes perdidos e recuperar o volume alveolar em uma arcada totalmente edêntula. Para tanto, são necessários diversos procedimentos clínicos para a confecção da prótese total. O objetivo deste trabalho é apresentar um manual de confecção de prótese total para a Clínica Integrada Restauradora da Uningá. Este manual foi desenvolvido com o intuito de ser um instrumento de apoio e de prévia consulta aos atendimentos clínicos a serem executados por alunos de graduação, pois trata-se de um material didático de fácil leitura, mostrando técnicas e materiais que devem ser utilizados. As etapas do tratamento com Prótese Total são divididas em sessões clínicas, de modo a orientar o aluno nos procedimentos preconizados na Clínica Integrada Restauradora, trazendo mais segurança aos alunos e maior conforto aos pacientes.