| Capelania

A palavra “capela”, surge da expressão do latim “cappella” que significa “capa pequena”, que tem origem na história de Martinho de Tours, soldado romano que viveu no século IV d.C. contemporâneo de Constantino.

A história da origem de Capelania segue diferentes caminhos. A Encyclopaedia Britânica (em inglês) registra que na França costumava-se levar uma relíquia de capela ou oratório de São Martin de Tours, preservada pelo rei da França, para o acampamento militar, em tempos de guerra. A relíquia era posta numa tenda especial que levava o nome de capela. Um sacerdote era mantido para o ofício religioso e aconselhamento. A ideia progrediu e mesmo em tempo de paz, a capela continuava no reino sempre com um sacerdote que era o conselheiro. O costume passou a ser observado também em Roma.

Em 1789, esse ofício foi abolido na França, mas restabelecido em 1857, pelo Papa Pio IX. A esta altura, o sacerdote que tomava conta da capela, que era chamado capelão, passava a ser o líder espiritual do Soberano Rei e de seus representantes. O serviço costumava estender-se também a outras instituições: Parlamento, Colégios, Cemitérios e Prisões. Tudo isto porque para o catolicismo, existem as igrejas matrizes em cada lugar e as paróquias para atendimento geral dos fiéis. Um serviço religioso particular, não era comum. Assim, surgia a figura da capela.

Finalidade de Capelania

Na perspectiva da fé, a visão cristã faz-nos buscar um equilíbrio entre fé e razão, entre o material e o espiritual. Cremos em um Deus que se fez ser humano e que é verdadeiramente Deus e ser humano. Todos os campos da vida humana são também campos da fé, principalmente nos momentos de maior fragilidade humana ou mesmo nos mais modernos avanços da ciência.

A tomada de consciência dos limites da ciência é uma boa ocasião que se oferece ao nosso tempo. Uma das grandes dificuldades é a assistência nos momentos de necessidade, dificuldades e doença, chegando às vezes ser difícil conseguir contatar um capelão para o acompanhamento ante a estes momentos.

Por isso, é necessário exercer com esmero o ofício da capelania, visando:

  • Fortalecer e assistir as atividades desenvolvidas pela Capelania, oferecendo assistência espiritual por meio dos capelães;
  • Responsabilizar-se por pessoas que estejam a seu serviço, desde que devidamente credenciados;
  • Aceitar para fins de cooperação ministros e leigos, desde que aceitem a posição da Capelania e se submetam os cursos de treinamentos pelo seu capelão; Estar à disposição de funcionários que desejarem aconselhamento pessoal (em casos especiais, quando preocupados e aflitos por problemas particulares, dando-lhes
    condições especiais de enfrentar e resolver suas crises e assim ter estrutura emocional para melhor atender os necessitados).

Enfim, a necessidade irá modelar o exercício da Capelania em seus vários seguimentos, conforme o ambiente de trabalho dos capelães.

Capelania Universitária

A proposta de Capelania Universitária é ser um serviço comprometido com a formação integral do ser humano no resgate dos valores construtivos, transmitindo palavras de orientação e encorajamento às pessoas em momentos especiais ou de crise.

Quem Somos

A capelania Universitária, é um projeto do Centro Universitário Ingá / UNINGÁ, vinculada ao Núcleo de Apoio ao Acadêmico – NAAC, tem como principal objetivo oferecer oportunidades de conhecimento, reflexão, e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício da cidadania.

Caracteriza-se também como um espaço de acolhida, de escuta, de humanização, propiciando uma maior proximidade com alunos, docentes, funcionários e seus familiares, com destaque especial aos acadêmicos de graduação presencial e Ensino a Distância (EAD), pós- graduação e técnicos.

Nossa Missão

Colaborar na formação holística do ser humano, oportunizando conhecimento, reflexão, desenvolvimento, orientação e apoiando-se em valores e princípios ético-cristão de norteiam a vida do ser humano e orientar por meio de atividades diversas, aconselhamentos em momentos de dificuldades e crises.

Nossos Valores

Os valores da Capelania Universitária estão pautados em princípios de solidariedade, justiça social, verdade, integralidade, respeito e espiritualidade sem distinção e discriminação de qualquer natural social, política, religiosa, gênero etc.

Veja os vídeos e conheça a Capelania Universitária do Centro Universitário Ingá (UNINGÁ):

Conheça a Capelania Universitária
Entrevista com o Prof. Me. padre Eduardo Batista

Nosso Compromisso

Considerar o ser humano na sua dimensão integral, em seu estado físico, emocional, social e espiritual.

O Serviço da Capelania

O serviço da Capelania não tem por objetivo atender pessoas de uma determinada denominação religiosa, mas visa, atender todo e qualquer ser humano disposto a receber auxílio espiritual, um amigo com quem poderá abrir o coração e fala das suas preocupações, ouvir uma palavra de consolo, conforto, encorajamento e esperança.

Enfatiza-se que a Capelania Universitária da Uningá tem por base do seu serviço a Sagrada Escritura, ou seja, o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espirito Santo, têm Deus como autor. A Capelania tem também por objetivo principal, colocar na prática diária o pedido do apóstolo Paulo: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Rm 12,15).
Por fim, o serviço de Capelania é desempenhado pelo responsável do projeto, prepara para esta função com aval da Instituição ao qual está vinculado e grande equipe de apoio.

Sala de Atendimento

A capelania presta atendimento presencial ou pelo google meet com dias e horários permanente e/ou agendado pelo e-mail próprio para tal. O espação físico para colhimento dos pessoas que procurarem a capelania será no Bloco I, sala 53, situada no Campus da UNINGÁ.

O Projeto Capelania Universitária nasceu quando estávamos vivendo a expectativa do fim da Pandemia – CONVID-19. Em 2021 as consequências da pandemia trouxeram dificuldades emocionais, econômicas e sociais afetando muitas das famílias cujos filhos são atendidos na Capelania.

A maior parte dos atendimentos se deu por abordagem nos corredores das salas de aulas por parte dos acadêmicos, também diretamente na sala de atendimento, outras vezes, via e-mail: <[email protected]>, ou ainda, por meio do número pessoal do celular.

Foram atendidas pessoas das seguintes denominações religiosas: Católica, Presbiterana Independente, Batista e Congressão Cristã no Brasil.

Café com Saber

O Programa “CaFé com Saber”, é uma das atividades do Projeto desenvolvido pela Capelania Universitária da UNINGÁ. Trata-se de um programa de entrevistas mensal, sempre com temas atuais e de interesse aos nossos estudantes e toda sociedade.

De fevereiro a dezembro de cada ano, sempre no 1º sábado de cada mês transmitido pelas redes sociais da Uningá. Até aqui já foram gravados e disponilizados 21 programas. Cada mês abordamos um tema específico pertinente no debate atual com a presença de convidados expert no assunto. Segue a relação de todos os programas com links que poderão ser acessados:

Realizamos em 2021:

1. Dia 04 de setembro de 2021 – Importância da Capelania Universitária
2. Dia 02 de outubro de 2021 – Prevenção ao Suicídio
3. Dia 06 de novembro de 2021 – Meio Ambiente
4. Dia 04 de dezembro de 2021 – Onde está Deus na Pandemia

Realizamos em 2022:

5. Dia 05 de fevereiro de 2022 – Fraternidade e Educação
6. Dia 05 de março de 2022 – Visão do novo contexto educacional, na aquisição do Conhecimento com suas dificuldades e facilidades após o ensino remoto 
7. Dia 02 de abril de 2022 – Papel do docente no processo de ensino a partir da ótica da Campanha da Fraternidade sobre educação. 
8. Dia 07 de maio de 2022 – PIESC – Programa Integração Escola Comunidade.
9. Dia 04 de junho de 2022 – Espiritualidade na formação do profissional de saúde 
10. Dia 01 de setembro de 2022 – Igreja e Sociedade 
11. Dia 01 de outubro de 2022 – Fé e Razão: É possível caminhar juntas? 
12. Dia 05 de novembro de 2022 – ENADE
13. Dia 03 de dezembro de 2022 – CEP – Comitê de Ética em Pesquisa 

Realizamos em 2023:

14. Dia 04 de fevereiro de 2023 – Fraternidade e Fome
15. Dia 04 de março de 2023 – Violência Contra Mulher 
16. Dia 01 de abril de 2023 – Estética e Saúde 
17. Dia 06 de maio de 2023 – Violência contra Criança e Adolescente
18. Dia 03 de junho de 2023 – Autonomia da Pessoa Idosa
19. Dia 06 de julho de 2023 – O saber viver e a longevidade 
20. Dia 05 de agosto de 2023 – Amor familiar, vocação e caminho da santidade 
21. Dia 02 de setembro de 2023 – Luta das Pessoas com Deficiência 
22. Dia 07 de outubro de 2023 – Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes
23. Dia 04 de novembro de 2023 – Como Lidar com a Morte

Realizamos em 2023:

24. Dia 03 de fevereiro de 2024 – Fraternidade e Amizade Social
25. Dia 02 de março de 2024 – Violência Contra Mulher (Reprise)
26. Dia 06 de abril de 2024 – Amputação: importância da informação sobre a perda do membro e a reabilitação dos pacientes
27. Dia 04 de maio de 2024 – “58o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SABEDORIA DO CORAÇÃO: para uma comunicação plenamente humana” (Papa Francisco).
28. Dia 01 de junho de 2024 – “Transtorno do Espectro do Autismo: Importância do Conhecimento para Entender e conviver melhor”.
29. Dia 06 de julho de 2024 – “SÍNDROME DE BURNOUT: Como estabelecer uma relação saudável com o trabalho e prevenir o esgotamento profissional”.
30. Dia 03 de agosto de 2024 – “Tecnologia na Infância: Efeitos psicológicos do uso excessivo de redes sociais em crianças e adolescentes”.
31. Dia 07 de setembro de 2024 – “Religião e Saúde Mental na Atualidade”.
32. Dia 05 de outubro de 2024 – “Saúde da Mulher: Conscientização e prevenção do Câncer de Mama”
33. Dia 02 de novembro de 2024 – “Alimentação e Hidratação em fim de vida: uma decisão complexa”.
34. Dia 07 de dezembro de 2024 – “Declaração Universal dos Direitos Humanos: 76 anos de história”.

 

No final da gravação de cada CaFé os convidados recebem de brindes, uma caneca personalizada e um certificado oferecido pela Uningá.

Celebrações

Todas às terças-feiras, às 18:15, acontece a celebração da Santa missa na Capela Sagrada Família, Campus Sede da Uningá. A coordenação da Liturgia está com a professora Lidiane, coordenadora do Curso da Fonoaudiologia com vários grupos ou duplas de cantores das músucas sacras.

A participação maior tem sido de docentes, menos de dicentes. Pode ser que o horário não seja o melhor, uma vez que os alunos chegam perto das 19h para as aulas, na maioria deles, vindos de longe em suas vans e ônibus.

Dia dos Estudantes

Seguem fotos da celebração de 2022 presidida por Dom Severino Clase:

Celebração Ecumênica

A celebração ocorreu no Ginásio de Esportes / UNINGÁ (10 agosto 2023)

Da esquerda para a dirieta:
Prof. Pe. Eduardo, Pastor Luiz Claudio,
Prof. Pe. Bento e Prof. Paulo Franzão

Contato:

[email protected]

Atendimento: Terça-feira: 07:30 às 11:30 e 19:00 às 21:00

Considerações Finais

A capelania Universitária tem de fato se tornado um instrumento singular para a busca de apoio emocional, ético e espiritual para alunos, professores e colaboradores da IES e comunidade externa. Precisamos admitir que muito ainda se deve caminhar no sentido de tornar a capelania mais conhecida e procurada pela comunidade acadêmica.

Convidamos você a fazer parte da Capelania Universitária e ajudar a transformar vidas por meio do acolhimento, escuta e orientação. Ajude na divulgação.

Prof. Dr. Luiz Antonio Bento
Coordenador do Projeto

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.