Na última sexta-feira (11/02), a UNINGÁ apresentou o Projeto de Rastreamento e Monitoramento de Contatos da COVID-19 em Astorga. A proposta desenvolvida pela professora do curso de Enfermagem Dra. Rosana Rosseto de Oliveira, tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico e rastrear os contatos das pessoas que desenvolveram a COVID-19 no município de Astorga.
A Professora Rosana Rosseto explica que “inicialmente, a pessoa suspeita ou confirmada de COVID ao fazer a testagem, a UNINGÁ entrará em contato com o indivíduo perguntando quais foram as pessoas que ele esteve próximo nas últimas 48h, a partir disso será feita a ligação telefônica para estes contatos perguntando sobre seu estado de saúde, dando orientações e sanando dúvidas”. O rastreamento e monitoramento de contatos/comunicantes se faz necessário, a fim de identificar e interromper, as possíveis cadeias de transmissão, prevenindo a ocorrência de uma nova onda de contaminação, reduzindo a mortalidade associada.
Com isso, o foco desta parceria com a cidade de Astorga e a 15ª Regional de Saúde será a identificação do perfil epidemiológico de pessoas infectadas, analisando suas características comportamentais, e realizando o monitoramento de contatos de pessoas infectadas pelo vírus, segundo grau de exposição e risco de desenvolver um quadro de infecção grave, e a tendência segmentada da incidência de COVID-19 e por fim avaliar a implementação do rastreamento e monitoramento de pessoas infectadas com COVID-19 em Astorga.