Nesta quinta-feira (5) é celebrado o Dia do Oficial de Farmácia no Brasil. A data colabora para o reconhecimento e valorização ao trabalho dos farmacêuticos, destacando sua importância no sistema de saúde. Além de contribuir para que jovens considerem a carreira, destacando as oportunidades de desenvolvimento profissional.
O profissional graduado em Farmácia desempenha um papel vital na sociedade como destaca a Coordenadora do curso na UNINGÁ – Alessandra Ecker “Os farmacêuticos asseguram que os pacientes recebam os medicamentos corretos, nas doses apropriadas e com as instruções necessárias para seu uso adequado. Eles oferecem orientações detalhadas sobre efeitos colaterais, interações medicamentosas e práticas seguras, ajudando a prevenir erros e a promover a adesão aos tratamentos. Fornecem suporte emocional e estão profundamente envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos”.
A formação oferecida pela Instituição é abrangente e generalista, com enfoque humanista, crítico e reflexivo “preparamos nossos alunos para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, fundamentados em rigor científico e intelectual, ao longo de quatro anos de curso”, acrescenta Alessandra.
O mercado de trabalho para farmacêuticos é vasto e diversificado, oferecendo diversas possibilidades de emprego, principalmente nas áreas de farmácia de dispensação, farmácias de manipulação, hospitais e laboratórios de análises clínicas. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o farmacêutico pode se especializar em diversas áreas, incluindo: Alimentos, Análises Clínico-Laboratoriais, Educação, Farmácia Hospitalar e Clínica, Farmácia Industrial, Gestão, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde Pública, Toxicologia, Homeopatia, Oncologia, Cuidados Farmacêuticos, Estética entre outras. Essa diversidade de especializações evidencia a amplitude e as múltiplas possibilidades de atuação da profissão, além da tradicional farmácia de dispensação.