Nessa quinta-feira (10), a UNINGÁ esteve presente no lançamento do Projeto Visão sem Limites, uma ação que dá continuidade ao Projeto Ser Luz, agora com nova identidade e foco renovado.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência em parceria com a Instituição tem como objetivo atender pessoas com baixa visão, cegos totais, cegos legais e surdocegos; buscando promover a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades e a construção da autonomia por meio de ferramentas e técnicas de orientação e mobilidade. Também estão inclusos apoio psicológico e educacional com recursos que favoreçam a independência, como o uso de tecnologias assistivas.
O primeiro encontro foi marcado por uma roda de conversa conduzida pelos coordenadores: Carlos Eduardo – Terapia Ocupacional, Fernanda Milani – Educação Física e Larissa Rocha; contribuindo para que os participantes se sentissem mais seguros e confiantes, podendo interagir com a comunidade de maneira mais ativa.
A Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde Integrativa da UNINGÁ também esteve presente, oferecendo apoio com a técnica de auriculoterapia que utiliza pontos específicos da orelha para estimular o corpo e promover o equilíbrio físico e emocional; uma importante ferramenta de cuidado para os participantes. Os acadêmicos de Educação Física desempenharam um papel fundamental conduzindo uma sessão de alongamentos. A atividade visou promover o relaxamento muscular e aumentar a flexibilidade, fatores importantes para a melhoria da mobilidade das pessoas com deficiência visual.
O projeto contou ainda com o apoio da Pró-reitora, Gisele Colombari e Diretora de Supervisão Pedagógica, Silvia Goya.