A Uningá realizou nesta sexta-feira (22/10), em parceria com a Secretaria de Saúde de Maringá, uma campanha de testagem rápida para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O trabalho foi feito em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita, celebrado dia 19 de outubro; além da Sífilis, também foram efetuados testes de HIV, Hepatite B e Hepatite C.
Marcelo Silva, coordenador do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) de Maringá, alerta para a importância da testagem rápida para prevenção da enfermidade e os cuidados com a infecção. “A sífilis é uma doença que não possui um grupo de risco, todos estamos expostos e podemos nos infectar. Além disso, ela é silenciosa e muitas vezes assintomática nos primeiros estágios. Por isso, é importante a testagem rápida e a descoberta do diagnóstico o quanto antes, para que se inicie o tratamento precoce e a quebra da transmissão da doença”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2020, a região Sul do país é a que mais apresenta casos de pessoas infectadas com a sífilis. O Paraná está entre os 11 estados com maiores taxas de detecção: 60 casos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 54 casos por 100 mil habitantes.
Em Maringá, o Centro de Testagem e Acolhimento faz em média 500 testes por mês com atendimento todos os dias, das 7h às 16h, na UBS Policlínica Zona Sul. Outros postos de saúde também fazem a testagem gratuita por meio de agendamento ou em casos graves com sintomas aparentes; o procedimento é feito com especialista de forma sigilosa, e o resultado é apresentado em apenas 15 minutos.