Mensalidade R$ 448,00
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

Sobre o curso

A Fonoaudiologia já é vista como uma das profissões do futuro, pois se preocupa com a melhora da qualidade de vida do ser humano. O fonoaudiólogo trata os aspectos relacionados à linguagem, audição, voz e funções do sistema estomatognático, como respiração, deglutição e mastigação. O curso de graduação em Fonoaudiologia da UNINGÁ forma profissionais Fonoaudiólogos com atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos e capacitados para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento. Ao se formar em Fonoaudiologia, o profissional pode optar por trabalhar sozinho ou em equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, médicos, dentistas e outros profissionais.

O profissional fonoaudiólogo pode atuar em clínicas e consultórios públicos, privados e filantrópicos, bem como em hospitais, maternidades, empresas, escolas, atendimentos domiciliares, asilos, dentre outros. A orientação de pais e professores prestando consultoria e assessoria à equipe pedagógica na área da educação também faz parte do escopo de atuação do fonoaudiólogo. Na fonoaudiologia a realização de exames ocupacionais vocais e audiológicos em fábricas e indústrias, ou ainda o trabalho com profissionais da voz cantada e voz falada (ator, repórter, dublador, professor) assim como em empresas trabalhando a comunicação empresarial ampliam a atuação profissional. Mais recentemente há campo de atuação na estética facial ou ainda a realização de perícias técnicas e assessorias em casos de ações cíveis e criminais, além da possibilidade de atuação acadêmica como pesquisador científico. Outras áreas como Fonoaudiologia Neurofuncional, Neuropsicologia e Gerontologia já permitiram a ampliação da atuação Fonoaudiológica em outras instâncias de competência. O aumento da população idosa e da demanda por ações que promovam o envelhecimento saudável, tem contribuído para ampliar o mercado profissional na área.

Essa é uma excelente escolha profissional para quem se importa com o outro e se preocupa com a boa comunicação. O Fonoaudiólogo egresso da UNINGÁ é um bacharel capacitado para o exercício profissional da (re)habilitação relacionada direta ou indiretamente à comunicação humana. É um profissional que visa à melhora da qualidade de vida do próximo. Assim, é instruído a aprender com criticidade, para detectar a necessidade do paciente e contextualizá-la com o conhecimento científico atual, visando sua aplicabilidade, primando pela inserção da prática profissional dentro do escopo da saúde pública e privada, prevenindo, avaliando e tratando os distúrbios da comunicação humana. Além disso, pode atuar em áreas administrativas, assessoria e consultoria.

O Curso de Bacharelado em FONOAUDIOLOGIA prima pelo desenvolvimento de ações distribuídas ao longo do curso, permitindo a interface real entre ensino, pesquisa e extensão. As grandes áreas da Fonoaudiologia são contempladas na matriz curricular nas disciplinas teóricas e práticas do curso, bem como as novas áreas existentes. A carga horária total do curso contempla mais de 3.500 horas. A carga horária de estágio ultrapassa 20% da carga horária do curso e serão cursadas nos dois últimos anos do curso. Os estágios e as disciplinas práticas, bem como as provas, são presenciais, totalizando 30% de todo o curso.

Coordenadora Prof. Dra. Lidiane Sawasaki

[email protected]

http://lattes.cnpq.br/5031813705265316

 

Curso autorizado pelo MEC | Portaria 84 de 23/10/2017

Matriz Curricular

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Ciências Sociais

Bases Biológicas Integradas

Anatomia Humana

Introdução à Fonoaudiologia

Introdução à Psicologia

Saúde Coletiva

Linguística da Língua Portuguesa

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC I

Deontologia e Legislação

Fisiologia Humana

Libras

Ortodontia

Patologia Geral

Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Fonoaudiologia Hospitalar

Farmacologia aplicada à Fonoaudiologia

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC II

Genética

Audiologia Educacional

Voz

Motricidade Orofacial

Diagnóstico Audiológico

Métodos de Avaliação Fonoaudiológica

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC III

Estágio I – Clínica em Audiologia

Estágio I – Clínica em Fonoterapia

Aparelho de Amplificação Sonora Individual

Optativa

Atualidades em Fonoaudiologia

Trabalho de Conclusão de Curso

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC IV

Estágio II – Clínica em Audiologia

Estágio II – Clínica em Fonoterapia

 

Disciplinas Optativas

Empreendedorismo

Direitos Humanos e diversidade

Relações Étnico-raciais e cultura Afro-brasileira e povos indígenas

Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Últimas Notícias | Ver todas >

Acadêmicas do curso de Medicina Veterinária da Uningá participam do Projeto Bem-Estar Animal

O projeto tem por objetivo atender a população de bairros carentes do município em dias e horários divulgados com antecedência.

Docentes e acadêmicos da UNINGÁ consolidam a revisão do Plano de Manejo do Parque do Ingá.

A equipe da UNINGÁ foi responsável pelo estudo de aspectos socioambientais que envolvem o Parque do Ingá e pela consolidação do documento final, por meio da análise e integração dos resultados das demais equipes. 

UNINGÁ PROMOVE LIVE SOBRE INVESTIMENTOS EM MOMENTOS DE INCERTEZAS

O conteúdo será de livre acesso para toda a comunidade.