Mensalidade R$ 448,00
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

Sobre o curso

A Fonoaudiologia já é vista como uma das profissões do futuro, pois se preocupa com a melhora da qualidade de vida do ser humano. O fonoaudiólogo trata os aspectos relacionados à linguagem, audição, voz e funções do sistema estomatognático, como respiração, deglutição e mastigação. O curso de graduação em Fonoaudiologia da UNINGÁ forma profissionais Fonoaudiólogos com atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos e capacitados para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento. Ao se formar em Fonoaudiologia, o profissional pode optar por trabalhar sozinho ou em equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, médicos, dentistas e outros profissionais.

O profissional fonoaudiólogo pode atuar em clínicas e consultórios públicos, privados e filantrópicos, bem como em hospitais, maternidades, empresas, escolas, atendimentos domiciliares, asilos, dentre outros. A orientação de pais e professores prestando consultoria e assessoria à equipe pedagógica na área da educação também faz parte do escopo de atuação do fonoaudiólogo. Na fonoaudiologia a realização de exames ocupacionais vocais e audiológicos em fábricas e indústrias, ou ainda o trabalho com profissionais da voz cantada e voz falada (ator, repórter, dublador, professor) assim como em empresas trabalhando a comunicação empresarial ampliam a atuação profissional. Mais recentemente há campo de atuação na estética facial ou ainda a realização de perícias técnicas e assessorias em casos de ações cíveis e criminais, além da possibilidade de atuação acadêmica como pesquisador científico. Outras áreas como Fonoaudiologia Neurofuncional, Neuropsicologia e Gerontologia já permitiram a ampliação da atuação Fonoaudiológica em outras instâncias de competência. O aumento da população idosa e da demanda por ações que promovam o envelhecimento saudável, tem contribuído para ampliar o mercado profissional na área.

Essa é uma excelente escolha profissional para quem se importa com o outro e se preocupa com a boa comunicação. O Fonoaudiólogo egresso da UNINGÁ é um bacharel capacitado para o exercício profissional da (re)habilitação relacionada direta ou indiretamente à comunicação humana. É um profissional que visa à melhora da qualidade de vida do próximo. Assim, é instruído a aprender com criticidade, para detectar a necessidade do paciente e contextualizá-la com o conhecimento científico atual, visando sua aplicabilidade, primando pela inserção da prática profissional dentro do escopo da saúde pública e privada, prevenindo, avaliando e tratando os distúrbios da comunicação humana. Além disso, pode atuar em áreas administrativas, assessoria e consultoria.

O Curso de Bacharelado em FONOAUDIOLOGIA prima pelo desenvolvimento de ações distribuídas ao longo do curso, permitindo a interface real entre ensino, pesquisa e extensão. As grandes áreas da Fonoaudiologia são contempladas na matriz curricular nas disciplinas teóricas e práticas do curso, bem como as novas áreas existentes. A carga horária total do curso contempla mais de 3.500 horas. A carga horária de estágio ultrapassa 20% da carga horária do curso e serão cursadas nos dois últimos anos do curso. Os estágios e as disciplinas práticas, bem como as provas, são presenciais, totalizando 30% de todo o curso.

Coordenadora Prof. Dra. Lidiane Sawasaki

[email protected]

http://lattes.cnpq.br/5031813705265316

 

Curso autorizado pelo MEC | Portaria 84 de 23/10/2017

Matriz Curricular

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Ciências Sociais

Bases Biológicas Integradas

Anatomia Humana

Introdução à Fonoaudiologia

Introdução à Psicologia

Saúde Coletiva

Linguística da Língua Portuguesa

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC I

Deontologia e Legislação

Fisiologia Humana

Libras

Ortodontia

Patologia Geral

Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Fonoaudiologia Hospitalar

Farmacologia aplicada à Fonoaudiologia

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC II

Genética

Audiologia Educacional

Voz

Motricidade Orofacial

Diagnóstico Audiológico

Métodos de Avaliação Fonoaudiológica

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC III

Estágio I – Clínica em Audiologia

Estágio I – Clínica em Fonoterapia

Aparelho de Amplificação Sonora Individual

Optativa

Atualidades em Fonoaudiologia

Trabalho de Conclusão de Curso

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC IV

Estágio II – Clínica em Audiologia

Estágio II – Clínica em Fonoterapia

 

Disciplinas Optativas

Empreendedorismo

Direitos Humanos e diversidade

Relações Étnico-raciais e cultura Afro-brasileira e povos indígenas

Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Últimas Notícias | Ver todas >

IV AGROMUSIC ABRE PROGRAMAÇÃO DA JORNADA ACADÊMICA DA UNINGÁ

Dia 19 de outubro às 19h no canal oficial da IES no Youtube

Revista UNINGÁ Review é indexada no DOAJ.

DOAJ é um dos diretórios de revistas científicas mais abrangentes do mundo, com mais de 15.000 revistas de 134 países em seu catálogo

COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGA RESULTADO DO 2º CONCURSO FOTOGRÁFICO OLHARES

Concurso foi idealizado pelos cursos de comunicação na modalidade EAD

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.