2º ano de Agronomia da UNINGÁ finaliza trabalhos com diferentes híbridos de milho

O trabalho avaliou o desenvolvimento agronômico de diferentes híbridos em diferentes épocas de semeadura do milho, no Núcleo de Agronomia Experimental (NAE) da instituição.

14/08/2019 16h

Acadêmicos do 2º ano de Agronomia da UNINGÁ, finalizaram na última semana, um trabalho de avaliação de desenvolvimento agronômico de diferentes híbridos em diferentes épocas de semeadura do milho, no Núcleo de Agronomia Experimental (NAE) da instituição, com auxílio dos membros da Agro Uningá Consultoria.  

O Curso de Agronomia busca constantemente dar oportunidades aos acadêmicos no desenvolvimento de trabalhos práticos voltados ao agronegócio. Na ocasião, os acadêmicos optaram pelo uso de híbridos da empresa DEKALB. Com o planejamento a equipe realizou a divisão de campo e o desenvolvimento do croqui da área. O plantio foi realizado no dia 30/03/2019 junto ao NAE, o qual ocorreu com o uso de matracas (manualmente), com duas sementes por cova. Em seguida foram realizadas aplicações para o controle de pragas e ervas daninhas e, em poucos dias o raleio da área. 

As avaliações começaram após o pendoamento das espigas e ao longo dos trabalhos foram observados no campo a presença da cigarrinha (Dalbulus maidis). Esta praga é vetora do vírus do rayado fino e dois milicutes, o qual ocasionam o enfezamento pálido e enfezamento vermelho no milho. O seu controle é feito através do uso de inseticidas, mas como a doença já tinha se instalado no campo não havia mais forma de manejo. Isso prejudicou o desenvolvimento da planta e consequentemente o enchimento de grãos o qual impossibilitou a realização da segunda e última avaliação. 

Devido ao plantio ser ao lado do campo de girassóis também foram encontrados problemas com a presença de maritacas, nas quais se alimentaram com os grãos de milho. A última etapa do experimento foi a colheita que foi realizada no dia 10/08/2018. equipe informa que será realizado a repetição do projeto outra época de semeadura para a comparação de resultados. 

O Núcleo de Agronomia Experimental (NAE) da UNINGÁ tem desenvolvidos inúmeros projetos como defesas de trabalhos de conclusão de curso, dissertação de Mestrado e tese de Doutorado, com o apoio da coordenação do curso de agronomia e corpo docente. 

Parabenizamos a todos envolvidos no projeto, reiterando a necessidade da busca constante pelo conhecimento científico. 

Últimas Notícias | Ver todas >

CPA – Comissão Própria de Avaliação – 2026

Compartilhe sua opinião e ajude-nos a melhorar

Acadêmicas de Direito da Uningá publicam artigo em revista jurídica de relevância nacional

Pesquisa sobre a influência da mídia no Tribunal do Júri foi desenvolvida por estudantes da graduação e publicada na Revista dos Tribunais

Professores de Fisioterapia são homenageados por mais de duas décadas de dedicação à Uningá

Docentes receberam reconhecimento durante a Semana da Fisioterapia pelos anos de contribuição à formação de profissionais e ao crescimento da instituição

Operação Rondon 2026: Uningá conclui participação com ações de extensão em Piraí do Sul e Jaguariaíva

Acadêmicos e professores participaram de atividades que somaram mais de 3,2 mil atendimentos nos Campos Gerais

WhatsApp Pesquisar

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.