Após semanas de intensa dedicação, os acadêmicos e professores da Uningá retornaram à Maringá, após participarem da Operação Rondon Paraná 2025. O projeto terminou oficialmente nesta segunda-feira, 21 com a cerimônia de encerramento realizada na cidade de Bandeirantes, celebrando o sucesso das ações desenvolvidas durante a operação.
“Eles saíram representando a Uningá e voltam representando algo ainda maior: a força da educação que faz sentido na vida das pessoas. Eu precisava estar aqui, representando a instituição, para parabenizá-los pessoalmente”, destacou a diretora de Ensino e Supervisão Pedagógica, Silvia Christiane Goya.
Nesta edição, a Uningá e a UEM atuaram em conjunto, com contribuições nas frentes atendidas nos municípios de Cornélio Procópio e Leópolis. As ações práticas envolveram temas essenciais como cultura, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, comunicação, trabalho, direitos humanos e justiça.
A equipe da Uningá contou com 20 acadêmicos acompanhados pelos professores Luiz Fernando de Souza Alves (dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária), Carlos Eduardo Ramos Ataíde (coordenador do curso de Terapia Ocupacional), Lidiane Bevilaqua (coordenadora do curso de Fonoaudiologia) e Flávia Teixeira (coordenadora do curso de Nutrição).
Mais do que uma ação de extensão, a participação na Operação Rondon representa um diferencial curricular fundamental para os acadêmicos e docentes envolvidos. Essa vivência prática não só amplia a formação técnica, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades humanas e sociais indispensáveis para a atuação nas profissões escolhidas pelos alunos.