Na manhã desta quarta-feira (21) a UNINGÁ promoveu nas dependências do Campus (Bloco C), a 2ª edição do Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMUVI).
A atividade foi organizada pelos cursos de Enfermagem, por meio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência; e de Medicina, com apoio da Liga Acadêmica de Clínica Médica, Urgência e Emergência; em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar do Paraná, Segurança Institucional, Defesa Civil e Guarda Municipal de Maringá.
A simulação foi baseada em um cenário de incêndio de origem elétrica, que se alastrou rapidamente, impedindo a evacuação imediata das salas de aula e resultando em múltiplas vítimas. O exercício seguiu protocolos utilizados em situações reais, como o acionamento de alarme, evacuação controlada, isolamento da área, triagem e atendimento às vítimas segundo o protocolo START (Simple Triage and Rapid Treatment). A ação também envolveu comunicação entre equipes via rádio e definição de pontos de comando para garantir a resposta coordenada.
A atividade não apenas treinou os alunos para atuar em contextos de urgência, mas também teve um forte papel educativo na conscientização sobre a importância da prevenção e da resposta adequada em situações de risco. A participação de diferentes forças de segurança e saúde pública permitiu que os estudantes vivenciassem o funcionamento integrado dos serviços de emergência.
A realização de simulados como o IMUVI mostra a preocupação institucional com a segurança individual e coletiva, além de fortalecer a cultura da prevenção entre seus acadêmicos, colaboradores e de forma abrangente para todo ambiente em que estão inseridos.