Bem-vindo!

Insira sua localização


Ação de segurança na UNINGÁ: 2ª edição do Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas

Evento reuniu estudantes e instituições parceiras em simulação realista de incêndio

21/05/2025 14h

Na manhã desta quarta-feira (21) a UNINGÁ promoveu nas dependências do Campus (Bloco C), a 2ª edição do Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMUVI).

A atividade foi organizada pelos cursos de Enfermagem, por meio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência; e de Medicina, com apoio da Liga Acadêmica de Clínica Médica, Urgência e Emergência; em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar do Paraná, Segurança Institucional, Defesa Civil e Guarda Municipal de Maringá.

A simulação foi baseada em um cenário de incêndio de origem elétrica, que se alastrou rapidamente, impedindo a evacuação imediata das salas de aula e resultando em múltiplas vítimas. O exercício seguiu protocolos utilizados em situações reais, como o acionamento de alarme, evacuação controlada, isolamento da área, triagem e atendimento às vítimas segundo o protocolo START (Simple Triage and Rapid Treatment). A ação também envolveu comunicação entre equipes via rádio e definição de pontos de comando para garantir a resposta coordenada.

A atividade não apenas treinou os alunos para atuar em contextos de urgência, mas também teve um forte papel educativo na conscientização sobre a importância da prevenção e da resposta adequada em situações de risco. A participação de diferentes forças de segurança e saúde pública permitiu que os estudantes vivenciassem o funcionamento integrado dos serviços de emergência.

A realização de simulados como o IMUVI mostra a preocupação institucional com a segurança individual e coletiva, além de fortalecer a cultura da prevenção entre seus acadêmicos, colaboradores e de forma abrangente para todo ambiente em que estão inseridos.

Últimas Notícias | Ver todas >

Neuroverso: conheça os especialistas que irão transformar a perspectiva sobre neurodiversidade e inclusão

Garanta sua vaga e conecte-se com as mentes que estão moldando o futuro da neurociência

UNINGÁ apoia a Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Atuação institucional visa ampliar o alcance da campanha e fortalecer a rede de proteção à infância

Ação de segurança na UNINGÁ: 2ª edição do Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas

Evento reuniu estudantes e instituições parceiras em simulação realista de incêndio

Mostra de Profissões promovida pela UNINGÁ e CIEE aproxima alunos do universo acadêmico e profissional

Evento reuniu estudantes do Instituto de Educação e Colégio Branca da Mota em atividades práticas, palestras e orientações sobre carreira

UNINGÁ promove 2º Arraiá Solidário em apoio a entidades filantrópicas

Toda a renda arrecadada será destinada a organizações que desenvolvem projetos sociais

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.