Aluno de Engenharia mecânica cria prótese reciclável para concurso da UNINGÁ

21/06/2023 16h

A I Semana do Meio Ambiente na UNINGÁ , foi um verdadeiro marco na conscientização ambiental e no engajamento dos participantes, reuniu estudantes, professores e funcionários em uma série de atividades presenciais e online, abordando questões relacionadas à preservação ambiental.

No concurso de Item Reciclável que teve como objetivo mostrar o potencial de transformação de materiais descartados. O aluno Gabriel Zaquetti Bombardelli, do curso de Engenharia Mecânica EaD, conquistou o primeiro lugar com uma criação inovadora e sustentável, evidenciando que os resíduos podem se tornar verdadeiros tesouros quando reaproveitados, integrando até uma questão social ao elaborar uma prótese através dos materiais que seriam descartados.

Gabriel, conta como surgiu o interesse pela criação do projeto. “Após eu pesquisar qual era o valor de uma prótese e perceber que não era acessível para todas as pessoas, decidi fazê-la com matérias recicláveis com a mesma função de prótese feita com matérias de alta valia.

O projeto demorou três dias para ficar pronto. O acadêmico ressalta como foi o processo de criação da prótese. “Utilizei reduções de canos, uma garrafa pet, espuma e para ficar segura na perna utilizei cinta de mochila. Após, conectei ao um cano de alumínio retirado de um ventilador. Para a construção do pé, utilizei um plástico polietileno, soldei uma chapa de ferro por dentro do pé do cano de alumínio para dar sustentabilidade. Para o acabamento, utilizei prato de isopor e fita isolante.”.

Por fim, Gabriel ressalta. “Para mim foi muito gratificante realizar esse trabalho, pois construindo projetos como esse, podemos oferecer para as pessoas uma prótese de fácil acesso e feito com materiais recicláveis que também ajudará o meio ambiente.”.

A UNINGÁ parabeniza o acadêmico Gabriel pela premiação e agradece a todos os participantes.