Na última sexta-feira (19/11), a UNINGÁ assinou o termo de rastreamento e monitoramento de contatos da COVID-19 em Paiçandu. O projeto será desenvolvido pela Prof. Dra. Rosana Rosseto de Oliveira do departamento de Enfermagem, tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico e rastrear os contatos das pessoas que desenvolveram a COVID-19 no município. Estiveram presentes para assinatura do termo representando a UNINGÁ Pró-Reitora Acadêmica e Pesquisadora Institucional Prof. Me. Albertina Nascimento, Diretora de Supervisão Pedagógica Dra. Maria Dalva de Barros Carvalho e Coordenadora do Curso de Enfermagem Prof. Me. Alessandra Cristina Gobbi Matta, representando a cidade de Paiçandu o Prefeito Ismael Batista, Vice-prefeito de Valdecir Magalhães e a Secretária da Saúde Francieli Silva de Oliveira e o Diretor da 15ª Regional de Saúde Ederlei Ribeiro Alkamin
De acordo com a coordenadora do projeto, Dra. Rosana Rosseto de Oliveira, ” o Ministério da Saúde brasileiro recomenda que quando for verificado que a curva epidêmica da COVID-19 estiver em redução, a rápida identificação de casos, o rastreamento e monitoramento de contatos/comunicantes se fazem necessários, a fim de identificar e interromper, oportunamente, as possíveis cadeias de transmissão, prevenindo a ocorrência de uma nova onda de contaminação, reduzindo a mortalidade associada”.
Sendo assim, o foco desta parceria será a identificação do perfil epidemiológico de pessoas infectadas, analisando suas características comportamentais, e realizando o monitoramento de contatos de pessoas infectadas pelo vírus, segundo grau de exposição e risco de desenvolver quadro de infecção grave, e a tendência segmentada da incidência de COVID-19 e por fim avaliar a implementação do rastreamento e monitoramento de pessoas infectadas com COVID-19 no município de Paiçandu.