Aulas preparatórias para ENADE 2024 são ministradas na Instituição

Exame é ferramenta importante para avaliar a qualidade dos cursos de graduação

19/10/2024 11h

Um quadro de docentes da UNINGÁ se reuniu na manhã deste sábado (19) para ministrarem o chamado “aulão” voltado ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que é  uma avaliação obrigatória para os cursos de graduação do Brasil.

Em particular, esse exame fornece subsídios para que o processo de melhoria contínua nos cursos da UNINGÁ aconteça de modo significativo. Também, é possível verificar o nível de aprendizagem dos estudantes, para que possam atuar em suas respectivas áreas de formação. Além disso, os resultados são utilizados pelo Ministério da Educação para elaborar políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino superior brasileiro.

Na perspectiva individual do estudante, o Enade também é uma oportunidade para avaliar o próprio desempenho e identificar pontos de melhoria. A prova apresenta diversos aspectos do curso e permite uma avaliação do conhecimento teórico e da capacidade de aplicação desse conhecimento para a resolução de problemas reais. Com isso, é possível identificar as áreas em que precisa se aperfeiçoar para se tornar um profissional ainda mais qualificado.

A prova possui 40 questões, que precisam ser respondidas em até 4 horas. Existe uma parte de formação geral com 10 questões, 8 de múltipla escolha e 2 discursivas. A segunda parte refere-se aos conteúdos específicos do curso. Nesse caso, são 30 perguntas, ou seja, 27 de múltipla escolha e 3 discursivas. Os aulões são uma forma de aprofundamento nas matérias e esclarecimento de dúvidas.