Brinquedoteca possibilita que crianças se expressem livremente e explorem emoções

Espaço está implantado na Clínica Escola de Psicologia

19/10/2024 08h

A brinquedoteca implantada na Clínica Escola de Psicologia da UNINGÁ oferece um espaço onde as crianças podem se expressar livremente, explorar suas emoções e enfrentar questões pessoais de forma lúdica, o que pode ser particularmente útil em contextos terapêuticos. Conforme o Coordenador do Curso, José Roberto, a necessidade do ambiente em uma Clínica de Psicologia surgiu da compreensão de que o brincar é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças “a ideia é que o brincar seja uma forma natural e eficaz para as crianças processarem experiências e sentimentos que podem ser difíceis de verbalizarem. Além disso, brinquedos e atividades podem ajudar os psicólogos a entenderem melhor o que está acontecendo e facilitar intervenções mais eficazes”.

As atividades conduzidas no local são realizadas excepcionalmente pelos acadêmicos de Psicologia, acompanhados de seus supervisores, em modalidade de estágio; e vão desde: brincadeiras simbólicas (jogos de faz de conta, teatro de fantoches), atividades artísticas (desenho e pintura, modelagem com massinha), jogos de construção (blocos e quebra-cabeças), jogos de movimento (atividades físicas), jogos sociais (tabuleiros e cartas) à atividades de relaxamento (técnicas de respiração e mindfulness).

A brinquedoteca na Clínica Escola desempenha papel crucial na formação dos futuros psicólogos de várias maneiras, proporcionando experiência prática e educativa essencial, como destaca o coordenador “os estagiários e alunos têm a oportunidade de aplicar teorias e técnicas em um ambiente real, usando o espaço para observar e interagir com crianças, desenvolvendo habilidades práticas em intervenção e avaliação infantil. Oferece ambiente onde os alunos podem observar como as crianças interagem, brincam e expressam emoções, ajudando a entender comportamentos e dinâmicas. Eles recebem ainda orientação e supervisão de profissionais experientes, o que é crucial para o desenvolvimento profissional e para a aplicação de práticas baseadas em evidências”.

Para agendamento é necessário entrar em contato pelos telefones: (44) 3033-5009 ramal 5148 – (44) 99833-0076 de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e/ou das 17h30 às 21h30. Também é possível realizar a solicitação de forma presencial na Clínica Escola (bloco P).