Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos futuros médicos da UNINGÁ

Ingressantes assumiram publicamente o compromisso com a ética, o conhecimento e o cuidado à vida

30/05/2025 14h

Na noite dessa quinta-feira (29) os acadêmicos do curso de Medicina da UNINGÁ participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco, realizada no Anfiteatro Darcy Ribeiro. O evento, que contou com a presença de familiares, docentes e autoridades acadêmicas, simbolizou o ponto de partida para uma jornada marcada por responsabilidade, ética e dedicação à vida humana.

A mesa de honra foi composta pela Diretora de Supervisão Pedagógica, Silvia Goya; Diretor de Assuntos Acadêmicos, Rogério Tiyo; Diretora de Regulação, Bruna Molinari; e pelo coordenador do curso de Medicina, Me. Zelio Fedatto. Em suas falas, os representantes da instituição enfatizaram o valor do jaleco branco, que vai além do uniforme: representando a ética, empatia, o rigor científico e a responsabilidade que cada estudante assume a partir do ingresso na área médica.

A Cerimônia marcou simbolicamente o início da formação. Ao vestir o jaleco diante da plateia os acadêmicos assumiram publicamente o compromisso com os princípios fundamentais da Medicina — como o respeito à vida e a busca constante pelo conhecimento científico. O ato solene representou o início de uma trajetória exigente e transformadora, que requer seriedade, empatia e dedicação desde os primeiros passos na graduação.

Durante o evento, foram destacadas também as exigências e desafios do ciclo clínico, que demanda uma postura madura, capacidade de escuta, raciocínio crítico e integração constante entre teoria e prática. O evento, nesse contexto, não apenas celebrou uma etapa, mas convidou à reflexão sobre a responsabilidade que acompanha o privilégio de cuidar do outro.

Mais do que um rito formal, a cerimônia simbolizou a confiança depositada em cada um desses jovens, que a partir de agora carregam o desafio de honrar a Medicina com consciência profissional, sensibilidade e inovação — pilares que serão a base para a construção de uma carreira brilhante.

Últimas Notícias | Ver todas >

Bioética Clínica é tema de ciclo formativo para acadêmicos de Medicina, com encontros entre agosto e outubro

Estudantes irão analisar situações desafiadoras da rotina clínica sob diferentes perspectivas profissionais

Uningá recebe Olimpíadas Nobel 2025 entre 4 e 6 de agosto com vasta programação esportiva

Programação diversificada acontece no Ginásio de Esportes, quadras externas, campo de futebol e pista de atletismo do campus

Presidente da Mantenedora da Uningá, Dr. Ricardo Oliveira recebe os participantes da Operação Rondon 2025

Encontro foi marcado pela troca de experiências e a entrega do troféu de participação

Uningá abre 15º Seminário de Estudos do Lazer com debates sobre tecnologia e inclusão

Primeiro dia do evento contou com oficinas práticas e palestra sobre o impacto da tecnologia nas formas de recreação

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.