O resultado do 2º Concurso Fotográfico Olhares foi divulgado na manhã desta quarta-feira, dia 30, pela coordenadora dos cursos de Comunicação, Profa. Dra. Alexandra Fante. O concurso, neste ano, premia duas categorias: Comunidade, aberta a todos os apaixonados pela fotografia, seja estudante ou não, e Acadêmicos, em que puderam se inscrever alunos de graduação dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da Uningá.
“O concurso tem como objetivo oferecer oportunidade para que os alunos possam praticar o que aprendem nos cursos de Comunicação da Uningá. Mas, mais que isso, propomos temas que os fazem refletir sobre a realidade, cidadania, igualdade social e participação. E assim, desenvolvem o senso crítico, se tornando atores sociais. A participação da comunidade se justifica em abrir as portas da instituição de ensino e aproximar todos de um ambiente educacional e também de um momento de reflexão sobre o nosso dia a dia”, comenta a profa. Alexandra.
Os jurados, de forma cega, avaliaram as imagens observando os critérios definidos no regulamento divulgado, considerando o tema desta edição que foi “O cotidiano e o novo normal”. Participaram do concurso profissionais, estudantes e amantes da fotografia, de diversas cidades brasileiras.
Fotos campeãs:
– Categoria Acadêmico: Franciesca Antoniazzi Pukaleski. Revela a desigualdade social em tempos de pandemia. Idoso, usando máscara, não pode manter-se isolado, devido à necessidade de subsistência.
– Categoria Comunidade: Carlos dos Santos Izidorio. Mostra o distanciamento entre grupos e o uso da máscara em lugares públicos. De uns há conscientização, de outros não.