I Simpósio de combate à violência contra as mulheres é sucesso de público no Anfiteatro Darcy Ribeiro

Ambiente manteve-se lotado durante todas as palestras nos períodos matutino e noturno

14/08/2024 11h

A UNINGÁ em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR) promoveu nessa terça-feira (13) durante os períodos matutino e noturno o I Simpósio de combate à violência contra as mulheres. O tema de extrema importância vem para somar as diversas iniciativas existentes de promoção e reconhecimento de direitos, identificação de situações de vulnerabilidade, exposição, ameaça e principalmente, motivar o empoderamento feminino para que a questão seja tratada com a devida seriedade que compete ao assunto; sem receio de represálias por parte de terceiros.

As palestras foram ministradas no Anfiteatro Darcy Ribeiro e mantiveram-se lotadas durante todo o período. O Simpósio contou com a participação de diversas autoridades do poder judiciário, cível e militar; dentre eles: Delegado Leonardo Bueno Carneiro – Coordenador do Programa Mulher Segura Paraná, Advogada Camila Rosa – Membro da Comissão de Enfrentamento à violência de Gênero – OAB e a Psicóloga Jéssica Mendes – Servidora Pública na Casa da Mulher Brasileira em Curitiba.

Os convidados abordaram as inúmeras formas de violência as quais mulheres podem ser submetidas (violência sexual, patrimonial, moral, psicológica, doméstica e criminal), e os meios para buscar apoio, ajuda e acolhimento; além das ações de enfrentamento e proteção existentes, como o “Programa Mulher Segura” que conta com reforços no cumprimento de mandados em aberto referentes aos crimes de violência doméstica, feminícídio e estupro; além de visitas pós delito para proporcionar maior sensação de segurança a vítima e de vigilância constante ao autor.

Durante todas as falas, foram enfatizadas que existem equipes competentes para atuarem no segmento e que podem ser acionadas por meio da Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e Programas voltados à autonomia econômica da mulher.

O foco principal  da parceria entre a Instituição de Ensino e a Sesp foi perpetuar o tema para que haja sensibilidade da comunidade, em especial aos homens, que corrobore na diminuição dos índices de violência, no geral.

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.