Laboratório de Anatomia Animal: local é próprio para estudos de osteologia e miologia

Peças anatômicas e mini museu são bases fundamentais na formação profissional

12/09/2024 14h

A UNINGÁ possui laboratório próprio voltado para o aprofundamento em anatomia animal, com espaço físico amplo e bem iluminado; tanto natural quanto artificialmente. A ventilação e arejamento podem ser realizadas de forma natural pela abertura das janelas nos dias mais frescos ou por meio do sistema de exaustão e troca de ar, que auxilia o sistema de ar condicionados nos dias mais quentes.

Para cumprir com sua função de sala de aulas, o mesmo está equipado com quadro negro e TV para suporte multimídia. Para apoio e manipulação de peças anatômicas, o laboratório conta com macas em aço inox e acentos. No quesito acomodação dos alunos e atendimento das normas de biossegurança, o local tem espaços destinados ao armazenamento de materiais (ossário) e substâncias (sala técnica); além de ambiente para higiene pessoal dos usuários, saídas múltiplas e chuveiro de emergência.

Conforme o técnico – Francisco Oliveira “ao entrar no Laboratório de Anatomia Animal é possível visualizar algumas estruturas fixas, tais como: armário prateleira para manter os pertences dos acadêmicos, placas de orientação de normas e uso e o mini museu. O Laboratório conta ainda com um leque diversificado de peças anatômicas, que vão desde esqueletos completos e/ou fragmentados para estudos de osteologia, passando por modelos cadavéricos para estudos de miologia, até peças detalhadas de órgãos e sistemas que compõem a anatomia dos animais, permitindo visualização de estruturas específicas e um entendimento completo da matéria”.

Francisco acrescenta ainda que o laboratório é acessível a qualquer aluno ou servidor da Instituição, bem como para visitação agendada de qualquer membro da sociedade. No entanto, seu uso principal atualmente é realizado pelos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.