Libras no Ensino Superior: projeto inaugura com preenchimento total de vagas

O curso está sendo ofertado para toda comunidade interna da Instituição

03/09/2024 16h

A UNINGÁ deu início nessa segunda-feira (2) ao Projeto Libras no Ensino Superior. Conforme a coordenadora do curso de Educação Física, Profª. Mª. Fernanda Gimenez Milani, o projeto surgiu da necessidade de incluir o aluno Vinicius, do primeiro ano, tanto no ambiente da sala de aula quanto fora dela “acreditamos que, com esta iniciativa, não apenas aprimoraremos a integração do Vinicius, mas também contribuiremos para a construção de uma sociedade mais equitativa, onde todos possam se comunicar e socializar, independentemente de suas condições físicas”.

Libras no Ensino Superior está sendo liderado pelo Intérprete e Professor da área, Eliel Barreto, com o apoio do acadêmico Vinicius, que é surdo. O projeto, inicialmente será ofertado para duas turmas: uma às segundas e outra às quartas-feiras, das 18h às 19h, com 25 vagas cada. O curso será focado em aulas práticas de conversação para promover uma maior inclusão e comunicação dentro da Instituição “a resposta inicial ao projeto foi surpreendente. Em apenas dois dias, todas as vagas foram preenchidas, e já há uma lista de espera, demonstrando um grande interesse e necessidade por esse tipo de iniciativa”, acrescentou Fernanda.

Fazem parte destas primeiras turmas: alunos, funcionários, professores, coordenadores e diretores. A ação tem ainda, o apoio da pró-reitora Gisele Colombari Gomes, coordenadora do curso de Fonoaudiologia – Lidiane Bevilaqua, do curso de Educação Física – Fernanda Piaseck Fazolli e do Instituto Mãos Incluir. A aula inaugural contou ainda com a presença da Secretária da Pessoa com Deficiência de Maringá, Maria Elizabeth Dumont.