Diante da pandemia de novo coronavírus o diagnóstico precoce é de fundamental importância.
Sabendo que o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax (pulmões) tem desempenhado um importante papel principalmente na detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos (mas ainda sem confirmação laboratorial), na avaliação da magnitude da pneumonia, e ainda, no acompanhamento da evolução do quadro respiratório (pneumonia) em pacientes com confirmação laboratorial da doença.
Neste cenário, a tomografia computadorizada tem se mostrado uma aliada fundamental dos profissionais da saúde e dos pacientes, pois seus resultados podem contribuir de forma determinante no direcionamento precoce da conduta médica dos pacientes.
Para que possamos entender como este diagnóstico é realizado utilizando a imagem, o Biomédico Fábio Augusto que é o responsável pelo setor de Tomografia Computadorizada do Hospital Israelita Albert Einstein discutirá o papel da tomografia no diagnóstico do COVID-19, assim como todo o processo de segregação de pacientes e fluxo de atendimento para esses pacientes.
A Profa. Ana Paula Biadola, responsável pelo estágio, do curso de Biomedicina, no setor de Tomografia Computadorizada do Hospital Memorial UNINGÁ será a mediadora dessa importante Live.
Não percam!