A Live em questão faz parte de um projeto chamado Sexta de Investimentos, coordenado pelos professores Alexandra Fante, Paulo Franzão e Ricardo Dantas. Esse, por sua vez, tem por objetivo fomentar discussões e debates referentes à educação financeira. Em termos específicos, os assuntos discutidos terão relação com o estudo dos ganhos e gastos, planilhas de controle e mensuração dos recebimentos e pagamentos, análise dos hábitos de consumo, finanças comportamentais e avaliação de investimentos.
A educação financeira pessoal, essencial para a manutenção de uma vida financeira saudável, oferece ferramentas úteis para o adequado gerenciamento do dinheiro. Neste sentido, supõe-se que a falta da educação financeira gera comportamentos futuros inadequados, ou seja, endividamento excessivo, falta de planejamento e incapacidade de realizar investimentos.
A discussão sobre educação financeira torna-se imperativa, especialmente na atual conjuntura econômica, ou seja, perda do poder aquisitivo, aumento do desemprego e elevação do endividamento familiar. Neste sentido, o objetivo da live é discutir os princípios e ferramentas que devem ser adotados para um efetivo orçamento financeiro pessoal ou familiar. Serão discutidos os pressupostos básicos de economia, poupança e investimento, bem como os procedimentos e atitudes necessários para resolver o problema das dívidas.