A UNINGÁ teve participação de destaque no I Simpósio de Atividade Física na Atenção Básica, promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), nesta sexta-feira (11).
Por meio da Prof.ª Fernanda Piasecki Fazolli e da acadêmica, Elaine Maria da Silva, do curso de Educação Física, foi apresentado o trabalho científico intitulado “Projeto de Extensão Movimenta TEA: um olhar diferenciado para o autismo”, que trouxe ao centro das discussões um tema de extrema relevância: a inclusão de pessoas com deficiência, ressaltando o papel da atividade física como ferramenta fundamental para o bem-estar físico, mental e social.
Durante a apresentação, foram evidenciados dados que demonstram o impacto positivo do projeto não apenas para os participantes com TEA, mas também para suas famílias e para os acadêmicos envolvidos. A troca de experiências e a escuta sensível fazem parte da metodologia aplicada, permitindo uma abordagem humanizada que valoriza a individualidade de cada pessoa atendida “mais do que uma intervenção pedagógica ou esportiva, o projeto se propõe a criar um espaço de acolhimento, respeito e desenvolvimento integral”, destaca Fernanda.
A participação no Simpósio também proporcionou um rico intercâmbio de saberes entre Instituições de Ensino Superior, fortalecendo a visibilidade do Movimenta TEA como uma boa prática que pode servir de inspiração para outras universidades e comunidades.
A presença da UNINGÁ no evento online reforçou o compromisso com a inclusão, responsabilidade social e a formação de profissionais conscientes do seu papel transformador na sociedade. Além disso, destacou o protagonismo de mulheres na pesquisa acadêmica e na liderança de projetos extensionistas, reafirmando a importância do trabalho colaborativo entre docentes e discentes.