Polos da Uningá realizam Semana do Educador Ambiental

A atividade foi composta pelo plantio de mudas e coleta de sucatas.

28/10/2021 10h

Para comemorar o dia do Educador Ambiental, o Centro Universitário Ingá (Uningá) promoveu entre os dias 15 a 23 de outubro, a Semana do Educador Ambiental. O evento mobilizou alunos da modalidade presencial e da Educação a Distância (EaD) nos mais de 200 polos com o objetivo de capacitar os acadêmicos da Uningá para atuarem em ações relacionadas a proteção ambiental.

A diretora da EaD, professora Drª. Gisele Novakowski abriu o evento na sexta-feira, 15, com uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável e tratamento de resíduos, mostrando como atitudes simples do dia a dia, podem contribuir para a preservação dos recursos ambientais. Durante a semana, os Polos receberam mais de 5 mil sucatas de componentes eletrônicos que serão destinados à postos de tratamento ou reciclagem. Durante o encerramento do evento, no sábado, 23, os alunos fizeram o plantio de espécies arbóreas em espaços verdes e fundos de vale; foram mais de 2 mil mudas plantas pelos diferentes polos da Uningá.

Maringá

Em Maringá, o evento contou com a parceria da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA). Foram plantadas mais de 200 mudas nativas no fundo de vale na Avenida Ranulfo Rodrigues da Mota, 656, Jardim Imperial. As mudas foram cedidas pelo Viveiro Municipal. O Instituto Rotary de Meio Ambiente também esteve presente e promoveu uma passeata que percorreu algumas ruas no entorno do local.

O plantio teve a participação de estudantes de vários cursos orientados pelo professor Arney Eduardo do Amaral Ecker. Segundo o Engenheiro Florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Maurício Sampaio, já existem 230 mudas plantadas no local. “Como se trata de uma área de preservação permanente, o plantio de mudas é muito importante. O fundo de vale é uma das áreas que preserva a qualidade da água, da vida das plantas e dos animais, podendo também ajudar nas mudanças climáticas”, explica Maurício.

Polos EaD

Os polos da EaD também aderiram as atividades, em Irati a coleta de sucatas de componentes eletrônicos foi destaque na imprensa local. Já em Cianorte os acadêmicos fizeram o plantio de mudas de árvores nativas no parque Trilha das Perobas, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Cianorte, da Brigada Florestal e do Viveiro Municipal. Os demais Polos também firmaram parceiras com órgãos locais para arrecadação e plantio de árvores.

Encerramento

No discurso de encerramento, a organizadora da Semana do Educador Ambiental, a Profª Drª. Gisele Novakowski agradeceu a participação dos setores da sociedade envolvidos e também o esforço e a adesão dos mais de 250 Polos da EaD e dos acadêmicos que dedicaram parte de seu tempo para o plantio das árvores.