O programa de computador “SkinGame: Detetives da Estética”, que teve como autor o professor dos cursos de engenharias e arquitetura da UNINGÁ, Arthur Lucena, foi oficialmente registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O “SkinGame” é uma inovação desenvolvida em parceria com o curso de Estética e Cosmética da instituição que busca tornar as aulas relacionadas à Estética Facial mais interativas e engajadoras, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva em uma clínica de estética virtual.
O professor, Arthur Lucena, explica um pouco sobre o novo projeto.“Há alguns meses iniciamos um projeto interdisciplinar na instituição em parceria com o curso de Estética e Cosmética para desenvolver inovações dentro do curso, buscando melhorar as aulas e tornando-as mais interessantes para os alunos. Essa foi a primeira inovação que desenvolvemos autoral, trata-se do “SkinGame: Detetives da Estética, que é uma ferramenta gamificada, ou seja, com inspiração do universo dos jogos para ajudar nas aulas de estética facial. Quando os alunos entram, eles precisam utilizar um óculos de realidade virtual, onde eles entram em um ambiente que simula a Clínica de Estética. Dentro dessa clínica, eles têm contato com vários casos clínicos de pacientes que buscam ajuda e a partir do caso clínico, eles têm a oportunidade de conversar com esses personagens, aprofundando mais o conhecimento deles sobre o diagnóstico de cada um dos pacientes, as possibilidades de tratamentos, de uma forma mais interativa, mais tranquila de aprendizado.”.
Esse foi o primeiro produto técnico-científico desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Digitalização da Indústria (GEDIN), grupo formalizado institucionalmente e liderado pelo Arthur, cujo foco principal é o desenvolvimento de inovações como essa.
O projeto contou com a ajuda da Prof. Larissa Baréa, da disciplina de Estética Facial, juntamente com o corpo docente da instituição.