Os cursos de Agronomia, Biomedicina e Farmácia da UNINGÁ, estão com um projeto de avaliação da qualidade da água da instituição, “Projeto de Análise e Limpeza da Caixa d´Água – Núcleo Experimental de Agronomia”. Os cursos de graduação irão realizar uma avaliação semestral na água presente na caixa d’água do Núcleo Experimental de Agronomia da UNINGÁ, água essa que é utilizada para a irrigação de várias culturas, destacando-se às hortaliças, coco, banana, citrus, abacate e café.
Dentre as possíveis análises, foram sugeridas pela presente equipe de trabalho a análise microbiológica, parasitológica, pH e condutividade o que irão reportar importantes informações na condução dos trabalhos junto ao Núcleo Experimental de Agronomia da UNINGÁ. De acordo com a Professora Alessandra Ecker, essa parceria fortalece o elo entre os cursos, “em especial proporciona inúmeras oportunidades aos acadêmicos no quesito ensino, pesquisa e extensão”.
O primeiro passo do projeto foi a coleta de água presente no interior da caixa d’água junto ao NEA, na presença dos acadêmicos dos cursos e corpo docente, na última terça-feira (30). O segundo passo será as análises físicos químicas realizadas pelos acadêmicos de Farmácia coordenados pela Prof. Dra. Ana Paula Teston e as análises parasitológicas e microbiológicas designadas ao curso de biomedicina, coordenado pela Prof. Dra. Daiane Camacho.
Os professores Marcelo G. Balan e Rafael Tófoli do curso de Agronomia da UNINGÁ, afirmam a necessidade do presente trabalho para maior veracidade dos dados obtidos (pesquisa, extensão e/ou ensino) com relação aos inúmeros projetos realizados pelo curso de Agronomia durante todo o período de atividades. Após serem feitas as análises, os acadêmicos da equipe da AgroUNINGÁ Consultoria irão limpar a caixa d’água.