Será realizada nesta quarta-feira, 17, a terceira etapa dos testes rápidos na pesquisa sobre coronavírus em parceria entre prefeitura de Maringá Uningá e outras duas Instituições de Ensino Superior da cidade. Os testes com coleta de sangue têm o resultado informado ao morador quase que de maneira instantânea. As equipes de pesquisadores usam crachá de identificação e EPI’s, passando em ruas e bairros diferentes das duas primeiras etapas, sendo a escolha das residências feita por programa de computador.
Saída dos pesquisadores da Uningá será às 8h da manhã e os roteiros das residências foram elaborados pelos departamentos de Geografia e de Estatística da UEM a partir de notificações sobre coronavírus nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) maringaenses.
Dos 194 testes aplicados na primeira etapa em 20 de maio, nenhum foi positivo. Na segunda etapa, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, dos 249 testes, 3 deram positivo para coronavírus. Hoje serão feitos mais 250 testes, no total, 950 serão feitos nas quatro etapas.
O resultado final será usado para prefeitura de Maringá elaborar medidas de prevenção ao coronavírus na cidade. A quarta e última etapa será no dia 1º de julho.