Uningá realiza entrega de kits aos participantes da Operação Rondon Paraná 2025

Universitários iniciam preparação para ação extensionista que leva conhecimento e cidadania a comunidades do Paraná

12/06/2025 10h

Nesta quarta-feira, 11, a Uningá realizou a entrega oficial dos kits aos estudantes selecionados para a Operação Rondon Paraná 2025, em um encontro marcado por entusiasmo, engajamento e espírito de cidadania. A atividade foi coordenada pela pró-reitora, Gisele Colombari, diretora de Supervisão Pedagógica, Silvia Christiane Goya; e coordenadores de cursos que receberam os acadêmicos rondonistas e prestaram orientações detalhadas sobre as próximas etapas da operação.

Com realização prevista entre os dias 10 e 21 de julho, a Operação Rondon Paraná tem como foco o desenvolvimento social e a troca de saberes entre universidade e comunidade, promovendo ações que envolvem educação, saúde, cultura, meio ambiente, direitos humanos e outras áreas de interesse coletivo. A participação da Instituição é uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Inspirada no Projeto Rondon Nacional, a iniciativa é adaptada às realidades locais do estado do Paraná e é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio das Pró-Reitorias de Extensão das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

As ações comunitárias desta edição ocorrerão nos municípios de Barra do Jacaré, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Guapirama, Itambaracá, Leópolis, Joaquim Távora, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Quatiguá, Rancho Alegre, Santa Amélia e São Sebastião da Amoreira. As cidades foram selecionadas com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os participantes receberão certificados válidos como complemento de carga horária em atividades acadêmicas, o que também contribui significativamente para o currículo e perfil profissional. Todos os custos relacionados à hospedagem, transporte e alimentação serão integralmente custeados pela SETI.

“Entendemos que uma Entidade de Ensino verdadeiramente transformadora é aquela que ultrapassa os muros da sala de aula e atua diretamente nas comunidades, promovendo impacto real e duradouro. Por isso, incentivamos e apoiamos fortemente a participação dos nossos acadêmicos em projetos como este” afirmou a Pró-reitora.

Mais do que uma ação extensionista, a Operação Rondon Paraná representa um movimento de transformação mútua: leva conhecimento onde ele é necessário e traz de volta vivências que nenhum livro ensina. Ao participar ativamente dessa iniciativa, a Uningá reafirma seu papel como instituição comprometida com a formação cidadã, colocando seus estudantes na linha de frente da mudança social.

“É na troca com o outro, no desafio real e no contato direto com as comunidades, que o saber acadêmico se fortalece e encontra seu verdadeiro propósito”, destacou Silvia.

Últimas Notícias | Ver todas >

Formação Continuada valoriza desenvolvimento dos colaboradores da Uningá

Palestra destacou a importância das Hard e Soft Skills no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Alunos de Engenharia Mecânica da Uningá conquistam 1º e 2º lugar em desafio de inovação em saúde

Makeathon do InovaMetal reuniu estudantes, empresários e especialistas para propor soluções tecnológicas voltadas a hospitais

Uningá participa do Dia Mundial da Limpeza com ações de sustentabilidade em Maringá

Acadêmicos de Agronomia contribuíram para a mobilização ambiental que reforça o compromisso da instituição com o meio ambiente

WhatsApp Pesquisar

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.