A UNINGÁ foi escolhida como sede, em Maringá, da Campanha Educativa “Mudanças Climáticas e COP30”, uma importante iniciativa da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, realizada em parceria com os Núcleos de Cooperação Socioambiental e Governo Federal.
O evento ocorreu nesta sexta-feira (25), no Anfiteatro Darcy Ribeiro, e reuniu autoridades, especialistas e representantes da comunidade acadêmica e regional em um diálogo essencial sobre sustentabilidade, futuro e governança participativa; dentre eles: Zuleide Maccari, representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; vereador Mário Verri; prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto; e a Pró-reitora da UNINGÁ, Gisele Colombari.
Durante a abertura, a pró-reitora destacou o papel das Instituições de Ensino na formação de cidadãos conscientes e engajados “a universidade é o espaço onde o conhecimento encontra o compromisso social. Falar sobre mudanças climáticas e despertar a sensibilidade para as questões ambientais aqui dentro é essencial para formar agentes de transformação capazes de construir um presente mais responsável e um futuro mais sustentável.”
O evento também contou com palestra do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, referência nacional em temas de ciência e saúde pública.
“Estar em uma universidade como a UNINGÁ, falando de clima, ciência e sociedade, é fundamental. É aqui que o futuro começa a ser moldado, quando educação e grandes parcerias caminham juntas, o impacto se multiplica e o amanhã ganha novas possibilidades”, destacou Átila.
A campanha tem como objetivo mobilizar mais de 400 municípios brasileiros com ações educativas e científicas voltadas à conscientização ambiental, em preparação para a COP30, que será realizada no Brasil em novembro. A Instituição se orgulha em abrir suas portas para temáticas que levarão ao diálogo e à construção de soluções para os desafios do presente e do futuro.