Na última terça-feira (26), acadêmicos do 2º de Agronomia da UNINGÁ, realizaram em prática a condução do plantio de milho com uso de matracas demilho: avaliações diárias das condições ambientais com relação a germinação e emergência de híbridos de milho e efeitos adversos na cultura do milhoquando do plantio em época inadequada.
Sabe-se quanto as exigências climáticas do milho ao longo de seu desenvolvimento é um fator imprescindível quando se pensa em altas produtividades. Os acadêmicos tiveram oportunidade através do Integrante da Agro Uningá Consultoria, Sr. Valcinei Meira (Empresa Larderelo) em realizar a implantação de uma área para posterior apresentação.
Um dos fatores mais limitantes à produtividade da lavoura de milho é o déficit hídrico, o qual, pode causar perdas na ordem de até 50%. Entretanto, condições de temperatura/calor também tem influência significativa quando se pensa em rendimento de grãos deste cereal.
Logo, para melhor compreender as fases em que esta cultura tem maiores exigências climáticas, é preciso entender sua fisiologia. Aliado a isso, visando altas produtividades, deve-se conhecer quais são as condições climáticas da região, uma vez que esta pode garantir o sucesso do cultivo.