Quem nunca enfiou o pé na jaca que atire a primeira pedra! Pela menos uma vez na vida, todo mundo já teve o olho maior que a barriga e caiu na tentação de um dos sete pecados capitais: a gula. Tão famosa, a famigerada até ganhou um dia pra chamar de seu no calendário – 26 de janeiro.
Mas, epa! Calma aí. O dia da Gula não é uma desculpa para você furar a dieta e comer como se o mundo fosse acabar amanhã! Pelo contrário, essa data foi criada como uma forma de conscientizar a população sobre os perigos que a compulsão alimentar oferece à saúde.
Por isso, decidimos celebrar esse dia com dicas saudáveis de quem realmente entende do assunto. A professora Carla Manfrinato Sirotti – coordenadora do curso de Nutrição da Uningá – separou sugestões incríveis de alimentos que, além de não pesar na consciência, são essenciais para quem deseja uma vida mais leve e equilibrada. Confira:
- CARNES, OVOS, LEITE E DERIVADOS: possuem grande quantidade de triptofano: um aminoácido responsável na formação da serotonina;
- AVEIA: além de ser fonte de triptofano, esse alimento contém selênio em sua composição: um mineral que auxilia na produção de energia. Os carboidratos presentes no alimento aumentam os níveis de insulina e facilitam a absorção do triptofano. Dietas que cortam carboidratos afetam negativamente o humor da pessoa;
- BANANA: além de ser fonte de carboidratos que estimulam a produção de serotonina, ela contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e da irritação;
- CHOCOLATE 70% CACAU: fonte de triptofano, com alto teor de antioxidantes que protegem a saúde do coração, proporcionam sensação de bem-estar e melhoram o metabolismo;
- MEL PURO: mais de 90% da serotonina é produzida no intestino e o mel é um importante regenerador da microflora intestinal. O mel ainda é fonte de triptofano.
Além disso, vale lembrar que tudo em excesso faz mal à saúde! Evite ficar em jejum por períodos prolongados; aumente o consumo de fibras e não se esqueça: BEBA ÁGUA! De acordo com a Professora Carla, o certo é consumir em média 2 litros de água por dia.
Não caia na falácia das dietas milagrosas. O segredo para uma vida mais saudável é reeducação alimentar combinada com atividades físicas: andar, correr, pedalar, dançar. O que importa é se mexer!
Se for para exagerar, que seja em qualidade de vida!