Teve início nessa terça-feira (13) e segue até quinta-feira (15) a II Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional da UNINGÁ, que acontece em formato híbrido – com atividades online e presenciais no Anfiteatro Anísio Teixeira. Com o tema “Caminhos e Avanços da Profissão na Saúde e na Inclusão”, o evento tem como principal objetivo reunir profissionais, estudantes e professores para promover reflexões, trocas de experiências e o fortalecimento da atuação do terapeuta ocupacional em diferentes contextos.
A programação contempla palestras, mesas-redondas, oficinas e mostra cultural, proporcionando uma abordagem ampla e diversificada sobre os principais desafios e conquistas da profissão na atualidade. A participação no evento dá direito a certificação de 15 horas complementares, um diferencial importante na formação acadêmica dos estudantes e na atualização curricular dos participantes.
Na terça-feira (13), os debates giraram em torno dos desafios e avanços da Terapia Ocupacional na Atenção Primária e Secundária à Saúde, além de percorrer os caminhos da atuação no contexto hospitalar. As discussões destacaram a importância do terapeuta ocupacional na construção de estratégias de cuidado integral e humanizado, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS); com os palestrantes: Carlos Eduardo, Grasielle Regassini e Cássia Araújo.
Nesta quarta-feira (14), o foco será a reabilitação neuroinfantil, com destaque para prescrição e adaptação de cadeiras de rodas, além de adaptações de baixo custo para a reabilitação funcional. Temas que ressaltam a criatividade, acessibilidade e a personalização do cuidado, pilares fundamentais da Terapia Ocupacional, comandados por Emylli Nascimento, Rafaela Guimarães e Ana C. da Costa.
O evento será encerrado na quinta-feira (15) com uma rica discussão sobre saúde mental nos diferentes contextos da vida, seguida de uma oficina prática sobre recursos terapêuticos ocupacionais para a promoção da saúde mental. Em tempos de aumento dos transtornos psíquicos, a abordagem terapêutica ocupacional se mostra essencial na promoção do bem-estar, no fortalecimento de vínculos e na reintegração social; por meio das profissionais Karina Carvalho, Márcia Cristina e Karinne Rocha.
Ao promover o encontro entre teoria e prática, experiência e inovação, a semana fortalece os alicerces de uma profissão que atua com empatia, inclusão e propósito. Porque onde há vida, há ocupação – e onde há ocupação, há possibilidade de transformação.